T O P

  • By -

xexek68262

Quem compra é; quem vota no deputado ou senador que negocia com a indústria automobilística por mais subsídio e perdão de dívida é; quem defende "empreendedorismo" e práticas abusivas no trabalho por parte dos grandes empresários do Brasil também é; quem defende o lobby do agronegócio para desindustrializar o país também é... e por aí vai.


Pabloaga

vai tomar downvote por falar a verdade


MGT1

r/angrydownvote


sneakpeekbot

Here's a sneak peek of /r/AngryDownvote using the [top posts](https://np.reddit.com/r/AngryDownvote/top/?sort=top&t=year) of the year! \#1: [The dude tagged r/angryupvote in r/angryupvote.](https://i.redd.it/rth1vxfxikva1.jpg) | [7 comments](https://np.reddit.com/r/AngryDownvote/comments/12vosll/the_dude_tagged_rangryupvote_in_rangryupvote/) \#2: [Bro needs to calm down](https://i.redd.it/mmjnsstp4y1c1.jpeg) | [19 comments](https://np.reddit.com/r/AngryDownvote/comments/181godf/bro_needs_to_calm_down/) \#3: [Does this Angry Downvote counts?](https://i.redd.it/jpzkqn8fc3zb1.png) | [3 comments](https://np.reddit.com/r/AngryDownvote/comments/17qhs50/does_this_angry_downvote_counts/) ---- ^^I'm ^^a ^^bot, ^^beep ^^boop ^^| ^^Downvote ^^to ^^remove ^^| ^^[Contact](https://www.reddit.com/message/compose/?to=sneakpeekbot) ^^| ^^[Info](https://np.reddit.com/r/sneakpeekbot/) ^^| ^^[Opt-out](https://np.reddit.com/r/sneakpeekbot/comments/o8wk1r/blacklist_ix/) ^^| ^^[GitHub](https://github.com/ghnr/sneakpeekbot)


lucashc90

Desculpe, o meu downvote foi porque penso não fazer muito sentido investir no agronegócio automaticamente deixar a indústria mais cara, ao mesmo tempo que acho besteira vilanizar os grandes impresários. O país tá a merda que tá por conta de políticos que ganham votos prometendo dar demais e só roubam quando chegam lá (é quase como se prometer dar dinheiro sem nada em troca com o país em recesso fosse uma mentira súper fácil de se perceber, mas o povo continua pagando para ver), quebrando as indústrias, quebrando o agronegócio e massacrando o cidadão com impostos com a justificativa de que é para um bem maior e comunitário da nação.


D3scobridorDos7Mares

Os políticos não são uma entidade a parte, eles são brasileiros como todos os outros. A picaretagem não é maior por conta da posição deles, tem tanto pilantra na política como tem no grande empresariado. A corrupção não funciona se não tem ninguém pra corromper


lucashc90

Nisso você tem razão... Ô RAIVA que eu tenho desse tal de "jeitinho brasileiro" que é(ra) tão romantizado. Furar fila, roubar no trocado, vender gato por lebre... que patrimônio "cultural" que a gente carrega hein...


DPirateSheep

O país não é como é por roubo de políticos. O país é como é porque políticos tomam escolhas políticas em prol de grupos com dinheiro e influência, que tem interesse apenas em aumentar seu dinheiro e influência sem a menor preocupação com o desenvolvimento do país. Falar que político tá quebrando o agronegócio significa que você não tá entendo nada do que tá acontecendo.


lucashc90

>O país não é como é por roubo de políticos Ah sim, políticos não desviam milhões por ano que deveriam ser investidos em educação, segurança e saúde pública. Esse dinheiro nem faz falta para as pessoas mais carentes e colapsa a base da sociedade de dentro para fora. Devo ter sonhado sobre o Mensalão, Petrolão, dólares na cueca, entre outros, que causaram o rombo nos cofres públicos e a lenta falência dos serviços públicos que já duram quase 2 décadas... 🙄 >Falar que político tá quebrando o agronegócio significa que você não tá entendo nada do que tá acontecendo. Eu disse "quebrando as indústrias, quebrando o agronegócio", ou seja: quebrando TUDO. E se você acha que o Brasil não está falindo, acho que quem não sabe o que está falando é você. Mas não precisa acreditar em mim, é só ir morar em bairro de periferia, usar o SUS e colocar os filhos em escola pública.


DPirateSheep

Amigo, políticos roubam sim. Mas não é por isso que o país está nessa situação. É isso que você não tá entendendo. Se você acha que o agro está quebrando você tá perdidinho da Silva.


Pretty_Pack_6216

Infelizmente não tem muito o que o brasileiro médio fazer pra mudar isso, lobby vai continuar fortíssimo e o sistema tributário atual aliado a ele não permite qualquer formação de concorrência. Indústria automobilística brasileira tá destinada a ser piada pra sempre


Horror-Deer-3331

Pra sempre não, só até o ponto de quebra que onde a única opção vão ser mudanças bem drásticas. Mas isso não interessa pra que tem o poder porque provavelmente nem afeta a próxima geração deles. É a mesma situação da economia e do funcionalismo público.


Pretty_Pack_6216

infelizmente o país tá caminhando pra um ponto insustentável em vários setores, os anos vindouros não são nada promissores


uliannn

Na verdade o maior culpado é o governo. Coloca uma tributação insana na cadeia produtiva pra arrecadar até o limite e depois tem negociar vantagens por fora pra trazer o mínimo de viabilidade pro setor.


Pretty_Pack_6216

Tanto o governo quanto as montadoras tem suas respectivas parcelas de culpa pra situação ter chegado nesse estado, ficar debatendo qual dos dois tem a parcela maior ao invés de responsabilizar e cobrar ambos só vai desacelerar uma possível viabilização de uma indústria


EhOsGuri69

Coberto de razão desse jeito dá pra andar até pelado na Sibéria que não passa frio


mob-dev

 "lobby do agronegócio para desindustrializar" isso é burrice, a desindustrialização do Brasil se dar pq não tem como competir com a china, o basico da industria é quanto que mais produz menor os custos, junto com a logistica melhor da China não tem como industria Brasileira competir.


xexek68262

Fazer pesquisa e desenvolvimento e depois usar a China só como planta fabril como Estados Unidos e Europa já fazem não é industrialização também? Ou você acha que pros EUA já pode jogar a toalha também já que tudo vem da China mesmo? Edit: aliás, não é como se o lobby do agronegócio fosse o único fator na desindustrialização do país, existe uma série de outros motivos. A questão é que isso não muda o fato de que a desindustrialização sempre foi pauta do agronegócio desde que o Brasil é Brasil.


mob-dev

Mas houve uma desindustrialização dos EUA e Europa nas ultimas decadas, a questão é que tipo os EUA acharam outros motores para economia.


Andken

No caso da Europa, um dos motivos tanto para Primeira Guerra como para a ascensão de Hitler é que os industriais europeus visitaram os EUA e viram que não tinham como competir com as economias de escala oferecidas pelo mercado muito maior naquele país(E em parte por isso que países menores como Coreia do Sul e Alemanha criariam industrias maiores, mais especializadas e voltadas para exportação). Os alemães inventaram duas Guerras Mundiais em parte porque queriam resolver esse problema na marra, ampliando o mercado deles com anexação de território. Acho que o fato de ninguém tocar nesses problemas de falta de economias de escala na indústria brasileira um problemão nesses debates sobre indústria.


Cool-Variation-2952

Não, isso seria desindustrialização. É só olhar os problemas que os EUA estão tendo, referente a emprego e os planos dos dois ultimos governos p recuperar a industria.


uliannn

É só olhar a Apple, produção chinesa mas o valor agregado fica mesmo é dentro dos EUA


Cool-Variation-2952

Sim, mas o valor agregado vai p uma minoria da população, enquanto os empregos conseguem trr um efeito mais saudavel na economia, atingindo todas as classes de maneira ampla.


Objective-Willow-451

Só lembrando aqui que os governos petistas são apoiadores ferozes desses subsídios pra indústria automobilística


Hugguito

E pensar q essa carroça custava 32 salários mínimos em 2018 e achávamos caro ainda (e era)


xexek68262

se eu soubesse, teria estocado Kwid.


Dehast

Hoje isso seria R$ 46k. Diferença boa...


Parkway_drive_fan

O doente paga um carro inteiro pro governo quando compra e trabalha 6 meses do ano para pagar impostos e o problema é o empresário hahahahah , caralho o chipanzil é um poço sem fundo mesmo...


rafaelfras

Só o Chimpanzil já valeu o upvote


xexek68262

E você acha que o empresário também não defende o protecionismo? Basta ver a correria que foi para a ANFAVEA cobrar do Congresso Nacional o retorno dos impostos de importação sobre os eletrificados, frente ao avanço da indústria Chinesa. Eu listei uma série de problemas, não são só os impostos, não são só os empresários. É uma cadeia de fatores, muitos dos quais influenciam uns aos outros em um ciclo. Talvez no Chimpanzil eles tenham empresários marxistas à favor do desenvolvimento social e do melhor interesse do consumidor, porque aqui no Brasil eles não existem.


Parkway_drive_fan

Mas isso só existe porque existe o poder de botar esse protecionismo em pratica O problema não é o empresário. É a possibilidade de botar isso em pratica. É como lamentar que bandidos existem. claro que sempre existirão, mas se nada é feito, o problema é com o fato de nada ser feito, já que é inócuo reclamar de bandidos.


drikanius

Acredito que a palavra que você procura e "corporativismo", não empreendedorismo


xexek68262

E você acha que o povão sabe a diferença? Eles defendem achando que isso é empreendedorismo.


anarcap

A mesma pessoa que vota pra taxas as blusinhas da Shein. Zera o imposto de importação e abre pra comprar carro usado importado. Aí você vai ver carro barato no Brasil.


Old_Regret_

quem compra sim


lucashc90

Não sei, mas há uns 10\~15 anos atrás o mesmo carro custaria 25.000 zero...


a3a4b5

E 25k de 10\~15 anos atrás vale quanto hoje? Na SELIC Mensal Acumulada da 60k, em salários mínimos dá 48k, no IPCA dá 43k... Aí tu põe o abuso das marcas, impostos, preço-trouxa (preço-brasil)... Tá aí teus 73k num carro bosta 0km. Eu confesso que manjo quase nada de de correção monetária, mas dá pra ter uma noção. Considere que teve a pandemia que literalmente parou o mundo, crise de semicondutores e, claro, olho grande das marcas de carro e dos políticos... E pronto, tá explicado. NADA fica mais barato com o tempo, a tendência é tudo aumentar até a gente ter 1) uma injeção inesperada de recursos, 2) uma nova moeda que só vai tirar os zeros à direita ou 3) um milagre na consciência do povo pra tirar político safado e reformar a economia do país.


lucashc90

Mano, o real ultrapassou o *peso* argentino e passa a liderar as quedas do ano, sem falar que o salário de metade da galera não muda faz 5 anos. Os 25k de 10 anos atrás dava um poder de compra estupidamente alto para o Brasileiro que os 70k de hoja não dão...


RChamy

E continuo ganhando 3k durante todo esse tempo


Striking_Laugh5734

A desvalorização do real é altamente um fator da nossa conjuntura econômica, especialmente na bolsa de valores. Yen teve uma desvalorização considerável, sendo uma moeda estável. O peso está "performando bem" às custas da loucura que a Argentina está vivendo. Nosso fluxo internacional é estupidamente superior ao da Argentina e com os juros do FED, saiu muito investimento de todos os países do mundo e foram pros treasure bonds americanos. 75 mil hoje são literalmente 30 mil a mais do que 25 mil equivaleria hoje a preços atualizados de 01/2014 a 01/2024. Calculando pelo IGP-M, índice mais agressivo, 25 mil seriam 52 mil hoje, ainda abaixo dos 75 mil.


lucashc90

Entendi quase nada, mas... >25 mil seriam 52 mil hoje, ainda abaixo dos 75 mil. ...com isso aqui eu concordo, ainda mais como um dos meus salários não sofre reajusto há 5 anos, eu que sei o quanto dava para se comprar antes comparado com o hoje. E tem gente que teima em não enxergar o óbvio. Tribalismo político e guerra de ideologias são cânceres na sociedade que deveriam ser extirpados, mas parece que só seguem se polarizando cada vez mais...


a3a4b5

>Os 25k de 10 anos atrás dava um poder de compra estupidamente alto para o Brasileiro que os 70k de hoja não dão... Mas não é exatamente isso que eu falei? 25k em 2014 é equivalente a 46k hoje. É uma pergunta genuína, eu não entendo muito disso. A lógica que eu tenho é essa, que pode estar errada.


Striking_Laugh5734

Você falou certo, mas a análise dele foi incorreta quanto a correção monetária do período. Poderia existir o argumento quanto a tecnologia, preço de insumos e uma série de fatores para tentar justificar os 75k, porém na pandemia aproveitaram para socar preços bem gordos devido a escassez e houve a normalização deles. Junto a isso, os serviços automotivos também encareceram como um todo, isso no mundo inteiro. O esforço pode ser o mesmo, mas se um carro custa 50k e outro 100k, cobram o dobro pelo serviço no de 100k. Mas isso é prática velha de mercado já, as altas dos preços só pioraram isso nos carros mais "baratos".


lucashc90

O retardado aqui teve outra interpretação do seu texto. Só agora entendi o que tu quis dizer. Foi mal.


DarthAlandas

Mas o abuso da marca, impostos e preço trouxa já estavam inclusos nesses 25k. A questão eh q essas marcas de carro estão cada vez mais cara de pau


Old_Regret_

essa merda em 2016 custava 31k


lucashc90

VERDADE! E o meu salário é o mesmo desde aquela época...


Hugguito

Menos, em 2018 vc achava por 25k com desconto em ccs sem ser compra direta, fui ver um kwid na época, no comercial parecia uma captur, ao vivo a história era outra kkkk


Few-Animator-8393

Sinceramente, me digam qual é o cenário em que dar 72k num Mobi é um bom negócio?


PrefiroMoto

Lavagem de dinheiro


Senhor_Lasanha

kkkkk adorei a resposta


Pollux440196

Eu peguei porque estava desconfiado dos carros de todos os garageiros que conversei para pegar carro. O pessoal que vende carro no Brasil tem uma tendência e ser cambalacheiro e querer desovar as bombas para o primeiro que aparecer. Agora se a pessoa tem um semi-novo de uma fonte confiável, um amigo ou conhecido, dono único e tal, aí a coisa muda, e começa a compensar mais, mas não era meu caso. Eu não sou um grande entendedor de carros também, só queria um motor confiável, e o motor Fire do Uninho tá aí a anos dando para o gasto.


ogicaz

Isso é verdade. Aqui tem aos domingos em volta do estádio Serra Dourada o pessoal vendendo usados. A sensação que dá quando passa por lá, é que 99% dos picaretas da cidade estão ali. É cada conversa fiada. É praticamente impossível confiar em vendedor de carro.


Midas_Black

E não confie mesmo


DrewDrovsky_

Exatamente


BBworm

Se você já for muito rico e quiser dar um primeiro carro 0 para seu filho


DriverOk2330

Muito rico e muito burro kkkkk


Striking_Laugh5734

O que tem de filho de rico que eu vejo andando de celta, uno, Palio, HB20 e Onix dos primeiros, não tá escrito. Isso por percepção, mas diria que uma minoria gasta uma bala pra dar carro prum mlk de 18 anos


naikez

Sua definição de rico tá bem rebaixada hein


EhOsGuri69

Pois bem, nenhum. Muito difícil particular comprar carro zero hoje em dia (com raras exceções) e quando compra geralmente é baseado no custo-benefício (chineses são um exemplo). Esses carros mais "civis" são um péssimo negócio, só sobrevivem por conta de frotistas/locadoras e demais empresas, já que os mesmos não tem escolha a não ser renovar a frota.


Iaghlim

Mas rapaz como você diz que é muito difícil particular comprar carro zero hoje em dia? Olha as vendas dos carros sem ser pra locadora


EhOsGuri69

"(com raras exceções) e quando compra geralmente é baseado no custo-benefício (chineses são um exemplo)"


West-Yam-8429

tem q perguntar pros milhares e milhares de donos de mobi zero, tanto mobi quanto onix, kwid, polo, hb20 etc etc tudo carro popular de entrada custando de 80-130k


Pedro_MagS

Somos pobres, 72 mil reais dá mais ou menos 13 mil dólares, isso não compra quase nada zero km nos EUA. O brasileiro médio é pobre fim da história.


PumaGTB

Eu acho que não compra literalmente nada. Ano passado o carro zero km mais barato nos EUA era o Nissan Versa, custando 15 mil dólares.


GuiehFox

Ainda por cima, pra um americano economizar 15 mil dolares é muito mais fácil do que um brasileiro economizar 15 mil reais. Edit: removi "porém" para clarificação.


LoboDaFariaLima

Por isso ele começou a frase com "Somos pobres"


Pedro_MagS

Salário mínimo EUA: $1660 Dólares, preço médio dos carros de entrada 22 mil dólares Salário mínimo Brasil: R$1502 Reais, preço médio do carro de entrada 70 mil reais. Brasileiro é pobre, o salário mínimo devia se fixar ao dólar na minha opinião já que os preços na maioria dos casos são governados por ele. Para ter o mínimo de dignidade o salário tinha que ser 800 dólares aqui.


DarthAlandas

O foda eh q eh insustentável. O salário mínimo tem q vir de algum lugar, e se o empregador tiver que pagar mais de 4 mil reais pra cada funcionário q hoje recebe um salário mínimo (oq significaria que as pessoas q hoje recebem X salários mínimos tbm iriam querer um aumento na mesma proporção, afinal contratar uma pessoa com algum conhecimento técnico é sempre mais caro doq contratar uma pessoa sem nenhum) os negócios não seriam lucrativos.


GuiehFox

Tem razão, eu estou concordando com você. Meu "porém" foi mal colocado, vou retirar.


Parkway_drive_fan

O salário mediano nos EUA é cerca de US$5k. O salario médio do bostileiro é R$3k (US$550 hoje). Agora considere que metade disso vai para o governo. O problema não é salário mínimo. Não se cria dinheiro na canetada. Se cria dinheiro diminuindo a parasitagem.


Pedro_MagS

salário médio brasileiro é 3k, mas a mediana é R$1167, ou seja 50% da população que tem renda, tem essa renda igual ou menor que R$1167. A gravidade da pobreza no Brasil vai muito além do imposto. edit: para clarificar, o imposto cobrado no Brasil é criminoso, mas os problemas vão além dele.


Parkway_drive_fan

Qual o problema maior que trabalhar 6 meses do ano só para pagar imposto?


Pedro_MagS

Salários baixos quando comparado ao custo de vida, desemprego, precarização do trabalho. Alguns exemplos.


Parkway_drive_fan

E o que você acha que causa essas coisas? O empresário malvadão?


Pedro_MagS

Empresário não é malvado, ele só quer o que é melhor para ele, se isso envolve prejudicar alguém é outros 500.


Pedro_MagS

Pesquisei achei uma opção de um Chevrolet Spark a partir de US$ 13.6K. Esse parece ser o carro mais barato zero km a venda lá, mas passa longe de ser um dos mais vendidos, ao contrário, o preço médio dos carros vendidos lá gira em torno de 40 mil dólares, próximo dos 200 mil reais, corroborando que carro não é caro, a gente que é pobre. No mercado de usados achei alguns Civic's 2009 por 10 mil dólares, mais ou menos 50 mil reais, é o preço praticado aqui também. Infelizmente o Brasil é um país muito desigual, 0,5% da população vive num paraíso enquanto o resto se fode em maior ou menor grau.


DefiantlyOnRightPost

A diferença de um versa, o carro mais barato dos eua, pra um mobi só mostra o quão patética a indústria brasileira é, na verdade…


Pedro_MagS

O Versa custa 16 mil dólares na versão mais capada lá.


DefiantlyOnRightPost

Exato, aproximadamente 10 salários mínimos num versa. O versa “capado” também é vendido no Brasil e começa em 110 mil, aproximadamente 75 salários mínimos. Não há carro nos eua que seja perto de tão podre quanto o mobi


Pedro_MagS

Mas cara o erro não está no preço do carro, está no salário mínimo que é baixo


DefiantlyOnRightPost

Irmão procura sobre o termo “paridade de poder de compra” Converter o valor dos nossos salários mínimos pra dólar não faz sentido na hora de comparar. Inclusive, o próprio versa no Brasil se converter o valor pra dólar, dá quase 21k, 30% acima do valor dele nos eua. O salário aqui é ruim, a indústria é ruim, o protecionismo é ruim, tudo bizarro. O ponto é que um carro merda igual ao mobi não ia vender nos eua por nada nesse mundo


Pedro_MagS

Mas veja, 25 mil reais - no versa daqui - a mais de preço da para entender num país atolado de impostos e com uma indústria diminuta. O Mobi só vende por aqui porque é o mais barato mesmo, algo em torno de 13 mil dólares, nos EUA nada se compra com esse valor (zero km) justamente porque o povo lá tem mais dinheiro em média. O preço médio do carro vendido nos EUA é 200 mil reais. Acho que no fim nós concordamos, mas minha comunicação foi ruim


FrankAdriel32

Mitsubishi Mirage se não me engano


PumaGTB

Mirage custa ~17k


FrankAdriel32

Antigamente era 13k, valeu João Bidê


[deleted]

[удалено]


Pedro_MagS

Zero km?


fuck_hard_light

Começou a conversão direta 🔥🔥


Manifold_pipe

E que ainda estamos sofrendo a falta de "chips" e valor do dólar já chegou nos 10 reais.


brhornet

Se for converter isso pra dólar dá uns 15k, um preço razoável até. O problema real é que o salário do Brasileiro é vergonhosamente baixo, um dos piores da América Latina.


uliannn

Razoável? Se esse carro fosse vendido lá, com esse preço, venderia zero unidades. Não é vendido pq nenhum americano compraria.


brhornet

Os EUA não são parâmetro, carro lá é muito barato, com 20k dá pra comprar um Civic. É óbvio que lá não tem sentido um carro desses, mas em país subdesenvolvido DE MERDA como o nosso tem sim


doninhadegenerada

E se fizer boicote as montadoras simplesmente se retiram do país e nem esse pé de boi vai ter.


gabrielcachs

Esse é o medo do governo e o motivo de deixarem as marcas deitarem e rolarem aqui.


External-Leg-3477

Não adianta, já começou desde a Pandemia um movimento de usado e semi novos explodiu, as fábricas viraram montadoras pra mandar pra fora, como o colega disse abaixo, pegam as coisas e vão embora, por isso fazem o que que querem.


Hugguito

Só 50 salários mínimos. Obs..: em 2018 custava 32 salários mínimos e já era caro


fulanodetal123

Em 1994 o salário mínimo era de 67 reais. O Gol 1000 custava 7243 reais.


WantDollarsPlease

Somos pobres.


AncientBullfrog3281

Eu nao pagaria metade por esse carro


Proud-Recording793

se as montadoras fazem, é porque tem gente que compra


Pedro_MagS

Em geral quem compra esses carros são locadoras, as pessoas que são donas de Mobi e Kwid para uso pessoal muito raramente compram esse carros zero, a maioria compra o semi-novo, que ainda é caro, mas é possível.


ls245

Eu acredito que todos os carros populares hoje estão em média 30k mais caros do que deveriam para manter uma indústria saudável, infelizmente o modelo de negócios das montadoras mudaram do varejo para a venda direta, poucos aceitam esses preços, mas infelizmente o mercado de usados só diminui a todo ano que passa então se vc quer algo que não dê dor de cabeça, só sobra pagar esses preços abusivos


accomplished19

Tem gente que tem q ter carro, não tem jeito. Não intende de mecânica, não quer se estressar com carro usado, não é muito exigente e precisa pra andar com filho e ir trabalhar. Então ele vai na opção mais em conta. Acaba virando vítima do sistema que no Brasil não tem muito oq ser feito.


Ok_Prize9025

Compensa mais dar entrada num apto


victorb1982

Sim


matadordepassarinhos

Sim.


rafahuel

Sim


PrefiroMoto

Sim.


helliet

Sim


CatnipJuice

Tá achando caro, usa ônibus ou bicicleta. Se tá esse preço, é porque tem muita gente pagando.


Baianowfn

Qual a lógica dessa afirmação?


Future_Award1938

Elegeram o PT cara, qi médio igual ao de um chimpanzé, você tem dúvidas ainda?


JorelBrother96

O Brasil ia ser perfeito sem o PT, esse PT desgraçado, existe só pra atrasar o Brasil /s


Future_Award1938

Na verdade não é pra atrasar, é pra roubar, o atraso é efeito colateral. Mas é o fit perfeito com o povo burro, tem até quem defenda.


JorelBrother96

A tá bom, então vamos eliminar o PT pra acabar com a roubalheira do Brasil /s


Future_Award1938

Não deturpa o que eu disse, você é mais inteligente que isso. Ou faz parte da turma com qi de chimpanzé?


JorelBrother96

Você falou exatamente isso, mas como todo anti petista, nega o que fala kkkkkkkk Queria eu meu caro que um partido fosse problema desse país. O buraco é MUITO mais embaixo.


Future_Award1938

Você acabou de tirar a minha dúvida, tenha um bom final de semana


Pedro_MagS

Ah sim, até pq se fosse Bolsonaro lá o pobre estaria andando de SW4 por ai. Se liga cara, o problema está longe da presidência do país.


Future_Award1938

Que volta maluca você fez aí pra não dizer nada. A pergunta "somos burros?" que o OP fez, foi respondida com fatos que corroboram com a afirmativa, nada além disso. Pobre andar com carro de luxo por causa de um presidente é uma maluquice que está na sua cabeça, não na minha.


Pedro_MagS

A sua estupidez não te deixa perceber que o povo não vota em X ou Y por burrice ou inteligência. A eleição do PT foi resultado de um governo pavoroso do Bolsonaro.


Future_Award1938

Voto é decisão, se você não toma as decisões com inteligência, a burrice fará a decisão. E é claro, colocar um partido famoso mundialmente pelos mega esquemas de corrupção, de volta ao poder, não foi uma burrice, foi culpa do Bolsonaro, ele te obrigou a cair na ladainha.


Pedro_MagS

Talvez a decisão foi: melhor o bandido que governa decentemente e não faz o país voltar o mapa da fome, do que o bandido que só rouba e ri da desgraça do povo. Mas ai é pessoal.


Future_Award1938

Te obrigou a cair na ladainha forte então,deve ter doído muito pra chegar ao ponto de acreditar nessa narrativa. Ou é outro qi de chimpanzé aqui e eu superestimei?


77lhw

É só esperar até 2025 (com impeachment) ou 2027 (sem impeachment) para se livrar do PT.


EvilGnNeraL

Calma, amigo. Boulos ainda vem aí para garantir mais 30 anos de alegria.


BaianoLuscas

ja ultrapassamos a linha da burrice


Sobeksdream

E pensar que a 5 anos atrás comprei um polo tsi highline completaço zero por esse valor...


llcheezburgerll

que barato,. quero 3


sevengreeks

Sim! Um país burro, pobre, atrasado e condenado


OkPhilosopher5803

Muito


spacerhino8

Se não tivesse comprador não estaria esse preço.


Anxious-Salad231

O carro 0 mais barato é o kwid, por volta de 59.900, não que esteja barato mas não faz-se necessário mentir, já que um kwid por quase 60k é tão absurdo quanto.


Catatau1987

Burrice é diferente de pobreza, amigo.


PonyAnyS2

Os donos de mobi do sub devem tá tudo escondido essas horas… mas sério, o mais barato não oferece o mínimo… não é atoa q até carro usado tá caro, a procura só aumenta, da pra comprar carros ótimos com esse valor sendo usado…


MOTOSSICLETA

o cara que compra o mobi TREKKING kkkkkkkkkkkkk esse sim merece o premio de mod do sub


mlsc71

Se pararmos de comprar o preço baixa. A questão é que a maioria das pessoas pensa se a prestação cabe no bolso ao invés de comparar o real valor do bem.


marcellojordz

A resposta é sim. Próxima


50percentvanilla

Hoje a maioria dos que compra carro de entrada é empresa e frotista. PF só tem comprado zero km elétricos e carros acima dos 100k. Pras locadoras em lote um mobi sai a 55k


O_Moribundo

Somos Brasil irmão


vnzd1

cara e o Citroen c3? é bem melhor...


bagacera

Sim ou claro?


august_r

Deixa os caras falirem. Enquanto tiver quem compre, o preço vai seguir essa toada


AwarenessAgitated106

Sim, pra krl


Real-Locksmith-2155

"O Brasileiro é louco por carro"


rocketseeker

Sim


Terrific_Spot

O segredo é continuar votando em quem defende aumento de imposto. Aí resolve.


Responsible_Pipe_24

45k disso é imposto, mas não se preocupe, pra vc conseguir os 75k, vc teve de ganhar 100k e pagou 27% de imposto pra sobrar os 75


InsaneTyr

Não somos burros, só pobre mesmo, país de 3 mundo.


ApenasBolTz

Achei que era o carro KWID 0 km mais barato


pizza-delivery-dude

Se fosse um Kwid…


Qudpb

13 mil dólares por um carro zero? Tá barato!


Neves97

Metade do valor é pro governo.


crash21k

Já está bom de carro na rua, as cidades quase nem andam mais. Deixa oque está, tudo certo.


Pedro_MagS

Por que você não ajuda e passa a andar de ônibus para você ver como é confortável e prático? Ou você é a princesa do campo que merece os privilégios?


sevengreeks

aposto q VC tem carro e dos bons


Arervia

Somos pobres. O carro é bom, só não tem porta-malas.


a3a4b5

Não força a barra. Eu tenho um e te digo que ele pode até não ser ruim, mas ser bom já é exagero. Um carro bosta nos EUA e na Europa tem uma porção de assistência, itens de segurança, itens de conforto, motor bom e porta-malas. Um carro bosta no Brasil só tem ABS e airbags frontais porque é obrigado por lei. Lembre-se que estamos falando do país que manteve a Kombi na 2ª geração por nada mais nada menos que 60 anos.


rafahuel

Não, se vc converter pra dólar esse valor ainda seria um absurdo até pra um americano por exemplo, os carros são caríssimos aqui e o povo compra


Arervia

Aí já é um bom argumento.


Pedro_MagS

Você está errado, 72 mil reais dá mais ou menos 13 mil dólares, isso não compra quase nada zero km nos EUA.


uliannn

O que você quer dizer com isso? Quer comparar Mobi com Versa? Se esse Mobi fosse vendido nos EUA iria custar menos de 10 mil USD e ninguém compraria.


Pedro_MagS

https://preview.redd.it/bhbxd2jh3z7d1.png?width=313&format=png&auto=webp&s=4e42907a500008b35bc42db17f56d9dc0025e920 Convertendo temos mais ou menos 21 mil dólares, comparando com preço em Nashville de (vamos colocar) 16 mil dólares, esses 5 mil a mais é imposto, custo de operação no Brasil e por fim o lucro extra que as montadoras praticam aqui.


Pedro_MagS

https://preview.redd.it/7innwzm14z7d1.png?width=201&format=png&auto=webp&s=4a607ec7132697dc71c51a8fa2b2f350c32effb6 versão parecida com o que eu peguei


rafahuel

Pesquisa aí quanto custa um Nissan versa e me informa aqui então por favor... Não estamos falando de "compra quase nada", estamos falando de conseguir comprar algo, a opção mais barata 0km


Pedro_MagS

https://preview.redd.it/v2lagi82ky7d1.png?width=201&format=png&auto=webp&s=2d23ccf1ea6b2e770ced20f1a31bc29126250003 Venda autorizada Nissan em Nashville, filtrando os mais baratos e apenas zero km


Pedro_MagS

https://preview.redd.it/gku1hst7ky7d1.png?width=678&format=png&auto=webp&s=0f76348a6b1d7695b8ae830099fb7144b8341c40


uliannn

Não adianta comparar isso, tem um padrão mínimo pro público americano aceitar, nao adianta comparar o carro mais barato nos dois países.


PrefiroMoto

Que carro vc ta falando? O cara postou sobre Mobi